Tradições holandesas, viajens e mais um titulo bunda mole.....

Então, eu fiquei um tempão sem publicar até porque eu to fazendo muita coisa, mas agora que eu tu doente arrangei tempo pra escrever!
Nesse post eu vou descrever o "natal holandes" que na verdade não é natal, porque eles não comemoram o papai noel (algumas familias sim, mas a minha não)!!! Não tendo o papai noel, eles tem um velhinho com roupa de Papa chamado Sinter Klaas:

Bom, ele mora em um castelo em Madrid (ele é espanhol mas não fala espanhol) e todo o ano ele vem pra holanda pra dar presentes para as crainças! Ele não faz tudo sozinho, e ao invés de ter ajuda de anões ele tem ajuda de escravos negros (por causa da chaminé, mas convenhamos, pra ser escravo tem que ser negro T_T (cara de indignação) ) chamados Zwarte Piet (pedro preto) que são trabalhadores voluntarios (escravos) que também vem da espanha e ajudam o Santa Klaas! Se você é mal vocÊ ganha um bando de galhos em vez de presentes!

Como muita gente acredta nele, algumas cidades organizam um evento oficial em que ele e os Zwarte Piets chegam de barco e vão falar com o prefeito e talz! O que é bem mais materialista do que renas voadoras né? 

De qualquer forma, ai vão algumas fotos:








MAs dai quando as pessoas (crianças) param de acreditar no Sint Klaas elas participam de um "amigo-secreto" chamado Surprises (Surpresas) no qul vc tem que sortear aluem da sua familia e comprar um presente! Até ai igual ao Brasileiro né? Só que além disso você tem que fazer um artesanato que contenha o presente que você comprou escondido e escrever um poema em holandês!
Bom, eu tive que fazer isso, eu peguei o meu pai e pra ele eu fiz um avião de tipo papel-machê (viv Art-attack)  e coloquei um DVD do Pink Floyd dentro, e escrevi o poema em holandes rimando é claro!!!
Eu ia colocar a foto mas fiquei com preguiça, e o fato de eu ter demorado dias pra fazer e que depois eu notei que como o presente tava dentro do avião o mesmo teve que ser estraçalhado :´(
Dai eu ganhei uma escova de dente eletronica gigante da minha mãe com uma escova de dente eletronica de verdade porque eu acho legal ecovar os dentes eletronicamente!! Ah, e o artesanato tem que ter a ver com a pessoa ! Eu fiz um avião porque o meu pai viaja muito!


Ta... e enquanto agente trocava as surprises eu ganhei um MONTE de presente, tipo meia pra sky, chocolate, doce, pjama cool, Cd, e mais umas coisas!!!

Alem disso....

Eu tenho viajado bastante... ja fui pra Den Haag de novo e vi um outro banheiro publico:


Fui pra Amsterdam e passei um fim com o Tiê, e dai eu fui em um mercado gigante chamado Waterloplein e la eu comprei entre outas coisas um sobretudo ber barato:


Desculpem por não virar as fotos!

Que mais?......

Ah, eu consigo andar de bicicleta sem as mãos e fazer curva e talz....
Ja nevou aqui mais foi meio podrinho!!!
Eu to participando do blog do estadão, mesmo que o meu primeiro post tenha sido uma merdia

Também apareci no jornal (uhu)


Vou esquiar de verdade amanha com neve artificialmente gerada nem Den Haag e depois de amanhã eu vou visitar o Gabriel na Noruega!!! UHU!!!
A minha vida ta boa, eu aprendi  lidar com as poucas dificuldades que eu tinha e eu realmente não tenho muito o que reclamar!!! Estou em uma boa fase do meu intercambio!
To feliz com o meu nivel de holandes, mas as vezes surge uma pressão daqui o acola, tipo um teste que eu vou ter da AFS!!! Tomara que de certo!!
Não lembro de mais nada tão especial que tenha acontecido...  O Natal foi xoxo porque não é importante pra eles! Mas de qualquerforma, acho que é isso!!

Desculpa a falta de pidas, a doença seca o meu senso de humor!

(se alguem perguntar se eu estou bem a resposta vai ser sim,e o que eu tenho ja é quase o que eu tinha....)




4 meses Canadenses e meus sinceros comentarios!

Ufa, 4 meses se passaram. Para ser bem sincera, acho que foram os 4 meses mais difíceis da minha vida.

Quando cheguei aqui, achei tudo uma maravilha: calor, canadá, nova familia hospedeira, nova casa, quarto, fora da rotina, vida! Acho que isso durou uns dias, e só. Depois disso passei a repetir para mim mesma, todos os dias, "Canada Sucks", que aliás nao vou nem traduzir pra quem não entende, pois não é algo muito bonito de se falar por aí. Mas nem me importo, é o que eu sinto dia após dia.
E tudo que acontece aqui é assim: tenho que fazer eu mesma, sem aquele "ombro amigo" ou "papai e mamãe" do ladinho dando papinha e levando pra passear. Nada do que eu faço de bom por aqui "é do meu jeito, ou do jeito que eu queria que fosse". Tinha imaginado minha vida de intercambista totalmente diferente, e obviamente, mais interessante do que essa.
Comecei a pensar que o problema era só comigo... mas não! Todos os intercâmbistas que conheço aqui tem a mesma sensação. Não sei, parece que todos nós imaginamos algo, e colocamos todas as nossas espectativas naquilo, e aqui está tudo muito diferente, infelizmente. Só não sei se o problema é nosso ou do povo daqui, que por sinal não ajuda nadinha!
Mas sabe de uma coisa? É obvio que temos altos e baixos. Tem dias que penso que posso aguentar, outros não. Agora, penso em cortar meu intercambio assim como a maioria dos intercambistas que conheço aqui: desistir do tão demorado um ano, e ficar apenas até janeiro/fevereiro, que já está chegando aí.
Juro que penso muito nisso, só de cogitar essa possibilidade meu olho brilha e eu pulo de alegria! Trocar esse invernão que nem neve está tento esse ano pelos 40graus que fiquei sabendo que está na minha cidade esses dias, não seria tão dificil.
Natal, Reveillon longe dos amigos e da familia? Sim, vai ser a coisa mais dificil que vou passar, mas por uma boa causa, acho. Pela primeira vez vou comemorar de um jeito diferente, com pessoas diferentes e tudo isso.
Então comecei a pensar nisso, ainda porque está na hora de eu me decidir se é hora de aguentar firme o "longo e assombroso um ano" ou "permanecer apenas pelos longos e sofridos 6 meses". Muitos prós e contras passam pela minha cabecinha uma hora dessas, mas isso comento outra hora, talvez quando eu tomar minha decisão!

Realmente parei de gostar do meu intercâmbio, e isso entrou na minha cabeça de um jeito que não queria sair mais. Parece que quando você pensa assim, nada te faz mudar de ideia e você começa a ver apenas as coisas ruins do país, das pessoas e das situações. Não façam isso, futuros intercambistas, procurem ser sempre positivos, pensando que tudo vai passar e ficar bem um dia!
Andei pensando nas coisas ruins que aconteceram e acontecem comigo,  e sabe de uma coisa? Tudo aquilo que me matei de chorar eu mal me lembro o motivo ou como foi, e olha que eu pensava: "nunca vou esquecer disso, virou um trauma na minha vida!" e hoje eu até dou risada da maioria das coisas, porque todas as atitudes que tomei sozinha contra isso, funcionaram e acabei aprendendo com isso.

Se você me perguntasse ontem, eu diria pra você não fazer intercâmbio nunca na sua vida, pois você mais sofre do que se diverte. E sim, continuo dizendo o mesmo, mas não por isso eu diria que "não valeu a pena", pois nem consigo me imaginar mais sem essa parte intercambista da minha vida.
Dificuldades todo mundo tem. O lado bom do intercâmbio é que você precisa aprender a enfrenta-las sozinho, e apesar de tudo se estiver realmente insuportavel, pode voltar quando quiser pra casa (no caso, pro país de origem). E lembrem-se, fazer essa escolha não te faz um perdedor como eu andei pensando aqui.. jamais pensem isso! Aprendi que só de eu ter colocado meus pézinhos no avião, já tive mais coragem do que muita gente no mundo todo, então perdedor intercmabista não existe!

Olha, penso nisso 24horas por dia, e ainda não sei se volto antes ao Brasil, ou continuo no Canadá. É realmente dificil decidir! Mas andei pensando bem comigo mesma e:
  1. Claro que "CANADA SUCKS" pra mim agora; Eu to passando por uma puta responsabilidade sozinha, mas o Canada não tem nada a ver com isso, poxa. Um dia vou sentir falta disso tudo, então não é tão ruim assim!
  2. As pessoas são grossas? Ninguém nunca me disse que elas seriam acolhedoras e não é a obrigação delas. A cultura delas é assim, e apesar de eu não concordar com a brutalidade, preciso aceitar.
  3. Franceses odeiam a culltura inglesa? Entendo o ponto de vista deles. Eles querem apenas que a cultura francesa continue existindo. Se eles não fossem tão duros assim, eu mesma aposto que o inglês já teria dominado essa unica parte da america que fala francês!
  4. As escolas são patéticas e ensinam "1+1" em matematica? É, eles deviam melhoras no ensino, mas eles tem 2 anos a mais de escola que nós, e não por isso continuam sendo um país de primeiro mundo.
  5. Governo se preocupando em apenas "não deixar pessoas andarem com bebidas na rua" enquanto o trafico de drogas está a solta? Pelo menos não existem pessoas caindo de bebadas nas ruas, fazem isso pelo bem das pessoas.
  6. Acham que o Brasil se localiza na Europa e que falamos espanhol, cercados de floresta e macacos com mulheres de biquini sambando no carnaval? Eu simplesmente odeio essa estereótipo gerado sobre o Brasil, mas nenhum canadense tem culpa disso. Infelizmente eles não tem obrigação nenhuma de saber sobre a nossa cultura, estamos no Canada pra aprender a cultura deles, e enão eles a nossa. E óbvio que pensam que somos uma floresta gigante com mulheres semi nuas na praia de copacabana sambando, NÓS SÓ MOSTRAMOS A AMAZÔNIA E O CARNAVAL AO MUNDO INTERNACIONAL!!! Querem o que?? 
Refleti alguns aspectos canadenses que demorei tanto tempo para entender, acho que faz parte do meu "curriculo de maturidade" que estou começando e aprendendo aqui. Lógico que eles podiam ser um pouco menos preconceituosos e melhoras em algumas coisas, mas isso o Brasil também precisa!
Continuo não sabendo quanto tempo ficarei por aqui, pois deixo bem claro que igual minha casa nenhum país nunca chegará perto pra mim, mas penso que com um esforcinho eu posso aguentar tudo isso com um sorriso no rosto e depois dizer com orgulho que "eu fiz, eu pude, eu consegui!", e assim, quando eu sentir falta dessa etapa da minha vida canadense, vou pensar que valeu a pena, espero =)

É isso. Rumo aos 5 meses agora! Um feliz natal e ano novo a todos. Paz, saúde, alegria e calorzinho brasileiro para todos vocês!
Beijokas

Snø!!! NEVE!!! - Gabriel

Oi gente, a postagem anterior eu fiz a bastante tempo mas esqueci de publicar. Essa agora é nova, pq nevou semana passada, dai eu tenho fotos e tudo. E vou postar os videos depois.

Neve: Foi muito legal, nevou primeiro por uns 10 minutos durante a aula, dai tava todo mund tipo "ah professor, vamos pra fora, o Gabriel nunca viu neve na vida!"hahaha, e dai a gente foi pra fora no intervalo e foi todo mundo "olha gabriel, isso é uma bola de neve..." mas eu tenho uma verdade pra quem nunca viu neve: É que nem gelo raspado. Mas dai, depois, lá pelas 18h, nevou de novo! Dai nevou por uma meia hora e MUITO! Dai eu fui lá fora e tirei as fotos e talz. Dai a neve estava MUITO boa! Pq ela é fofinha e nem está muito fria. O problema é que tipo, quando a neve neva, ela neva com agua, dai durante a noite essa agua congela, dai fica uma neve MUITO ruim no dia seguinte! A neve continua bonita e boa pra esquiar. O problema é pra fazer bola de neve e talz, ela parece areia, super seca, mas isso não impediu a gente, os inetrcambistas de fazermo uma guerra de neve. Então, segue as fotos de tudo isso:






Esse é o calendário que tipo, cada dia, ou eu ou o Marius abrimos um pacotinho com alguma coisa, tipo chocolate e talz. bem legal! :D

























Depois de toda essa divercão com neve, comecou a chover! Dai a neve fica um cocô! Tipo, quando ela tá fria, vc encosta e parece que a mão vai cair, mas a molhada, o problema é que o fica SUPER escorregadio! No mesmo dia, eu levei um TOMBASSO e cai de bunda no chão, eu tava me cagando de rir, pq foi muito engracado! Mas dai, teve um dia que choveu DEMAIS, dai tava MUUUUITO escorregadio! Dai na ida pra escola, só dava TODO MUNDO se equilibrando pra subir um rampinha! O melhor era que quando vc tava quase no topo, vc escorregava pra baixo novemente! haha, hilário! Claro que eu levei um tombo e o meu professor de matemática riu da minha cara e ainda apontou! hahahahaha.

Mas agora já não tem quase mais neve. Só em alguns lugares tem um montinho que eles fizeram com o que tinha no estacionamento e coisa e tal.

Estou SUPER ancioso pro natal! Quero muito passar pelas tradicões e talz! Mas enfim, foi isso! Bjss, até!

PS.: EU comprei umas coisas pra enviar, mas nem tem muuita coisa pra mandar. Mas já está tudo empacotado, vou mandar. Mas saiu beem caro. Mas quando vcs provarem Brunost certeza que vão gostar.

Gabriel - 2 velas do calendário de advento! :D

Hallo! Como estão?

Então, aqui tudo já está em clima de natal! Já tem luzinhas em todo o lugar e a minha família vive fazendo as tradicões! MUITO LEGAL. Segue alguma delas.

Comidas: A gente tem variadas comidas e bebidas natalinas.

Grøt (Mingau) - MUITO BOM! Eu prefiro o mingau que é feito com nata acho, mas esse é feito com arroz. É tipo arroz com leite fervido, e dai a gente bota manteiga no meio, espera derreter, coloca acucar e canela. Bem bom! (Eles comem isso de janta! haha).

Pepperkake (Bolachinha de gengibre) - A gente faz em casa! Muito bom! É tipo bem parecido, mas é mais NATAL! Não sei... haha. Mas enfim, eu vou mandar uns pra vcs! :D

Gløgg (Quentão): Eles tem quentão! É quase igual. O gosto é parecido, mas eles colocam nozes e uvas passas antes de tomar e comem com colher tambem. Mas é bem bom de qualquer forma. :)

Ribbe: Não tem traducão, é uma carne de porco com muita gordura! É MUITO BOM! DEMAIS! ADOOOORO!

Saft (Suco conscentrado diluído O.o): É uma tradicão beber esse suco com o mingau. Tem um gosto meio específico, mas é bom! :D

Skjøttkake (bolo de carne): A gente com isso bastantes vezes na semana, mas no natal é um bolo de carne diferente. Continua sendo bom.

Dai as tradicões que a minha família tem é de fazer um calendário com presentinhos. Dai todo o dia eu ou o meu irmão abrimos um. Eu já ganhei um forma para Pepperkake e uma caneta de natal que brilha! Super feliz! Bem legal. Além disso todos os domingos do mês de novembro eles acendem uma vela, dai tipo, deixxam ela acesa durante a semana, dai no outro eles acendem 2... e assim vai...

Escola e Norueguês: Escola está ok, pra variar nenhum amgio...  e a menina do coral que era pra ser minha "amiga" não fala comigo a mais de 3 semanas e não me respondeu no face. o/ Mas que se foda também... Dai eu vou fazer um video fazendo as pessoas falando sobre elas mesmas, vai ser MUITO LEGAL! E em português! :D :D Eu sou um gênio! Quanto ao norueguês, eu entendo quase tudo agora, vai melhorar bastante até o natal. :)

Coral e Cruz Vermelha: Tudo tá em tradicão de natal! Ambos terão uma "festa do mingau" haha, muito bom. Mas o coral já tá enchendo o saco as musicas, tem uma que se chama "Our god is an awesome god" -.- Mas vai indo. :D

Ponto de vista Australiano...

Ola pessoal! Tudo certinho?

Esse post será um pouco diferente, porque encontrei uma nova intercambista.
Um amigo meu aqui do Canadá me mandou esse blog de uma menina de Belo Horizonte, Minas Gerais, que está terminando o intercambio na Australia.

http://joanaout.blogspot.com/

Assim que li os primeiros posts achei MUITO real o jeito que meu intercambio se parece com o dela, e me ajudou muito ler isso no momento.
Estive tendo crises de intercâmbio, pelo tipo das pessoas daqui, e estava com a ideia de diminuir meu intercâmbio de 1 ano, para apenas 6 meses, voltando em fevereiro ao invés de julho. Mas lendo os post finais, comecei a me imaginar no lugar: como será minha vez voltando pra casa? Vai ser tão dificil me despedir, quanto.
Achei legal mencionar esse blog aqui, e leiam pelo menos os 2 ultimos posts da garota... REALMENTE IGUAL ao que estou passando e sei que vou passar daqui um tempo...

É isso. Um ponto de vista diferente desta vez. Se alguem tiver interessado em ir pra Austrália, aí estão as dicas!
Espero ter ajudado vocês, assim como me auto ajudei lendo-o.
Beijão pessoal! Até a proxima =)