Dificuldades, mas muita diversão!!

Amigos:
Então, a vida ta dificil aqui sem amigos proximos, tipo eu tenho uns amigos intercambistas (pricipalmente a Maria de Curitiba e a Joana de Portugal) mas elas moram longe e agente se fala por SMS sempre (ta papai, eu sei, mas eu to me controlando, e eu to usando um promoção!!! Fora que meu celular foi tipo 10 Euros), mas eu sinto falta de uma amigo proximo, e a amizade deles aqui é um pouco diferente da no Brasil!! No brasil vc fica mais proximo das pessoa mais facil, e aqui mais dificil!!! Mas dai eu falei com a minha mãe e ela falou que é mais coisa da minha turma... é um povinho meio chato!!! Mesmo assim uma menina esses dias tava conversando comigo e dai ela acabou falando "eu te concidero meu amigo" (uhu), então eu acho que eu to fazendo progresso!


Um dia eu tava meio com saudade e deu umas merdinhas na escola e o fato da vovó e do vovo do brasil não estarem muito bem, só sei que eu fiquei bem mal... mas dai eu conversei com a minha mãe daqui, comi uma sardinha crua (é muuuuuuuiiiiiiiiiiiittttttoooooooooo bom) e tudo ficou bem!!! Agora eu to mais felizinho... mas isso me leva ao proximo assunto:
Familia:
Eu tive uns problemas com o meu irmão recentemente, toda a vez que eu falava com ele sobre o Brasil ele desqualificava,falou que na segunda semana aqui ele disse que eu tinha que fazer os meus proprios amigos, me tratava com burro, ficava descepcionado quando tinha que me ensinar as coisas!! Ele é mais novo, e AGE como mais novo!!! Não percebe os sinais em volta dele, desrespeita a mãe (para os padrões brasileiros, na verdade eue nem ligo muito pra isso, só to comentando), e enche o saco com brincadeiras de ficar tocando e me cutucando (sim Heitor, vc também faz isso, e não, eu também não gostava quando vc fazia) !!!!
Mas o meu irmão é o meu melhor companheiro na:
Escola:
Como alguns de vcs sabem eu escolhi fazer varias materias de linguas (sim, VARIAS) e agora eu to estudando "apenas":
-Nederlands
-Franz
-Latijn
-Duits
-Engels

Talvez por isso que toda a vez que eu tento falar "ik bin 15 jahr alt" eu acabo falando "ich bien 15 Jahe alt" ou algo assim!!!

Mas fora isso eu to estudando para as provas de lingua pra caralho (tipo eu tenho que traduzir as expreções do frances e depois decorar o significado delas em ingles, e tem gente na minha sala que acha que eu sou preguiçoso (tipo o meu irmão) porque eu não estudo as do holandes pro frances (porque sera?))...

De qualquer forma, eu to ouvindo Amy Winehouse, Ceumar, Jazz e Florence enquanto eu escrevo, fora que eu acabei de voltar de Berlijn (Não dormi no onibus) então as vezes eu vou perder o fiu da meada e vou parar e começar de novo; desculpem o meu estado mental....

Na escola eu também to fazendo o Musical que ta mó massa e eu to decorando as minhas falas e as letras, eu ja sei dizer "geef me a man voor de nachten" que é "me de um homem pela noite" e também "mag ik en teltje" que significa " Pode me passar póte-de-vomito" ou algo assim! Mas eu to indo e eu sei que uma hora as coisas vão dar certo com os amigos, só espero que seja logo!!!

PS; a matematica aqui é facil (tipo, se fosse no brasil eu tirava 10),mas como é em holandes eu to tirando tipo 3, porque eu não tenho tempo pra traduzir todas as palavras e é foda entender o contexto quando palavras de baixa frequencia aparecem (dado, emprego, kilometro rodado, defcit, produto liquido)... Falando em ter que fazer prova em holandes....

Lingua: Isso é uma coisa complicada.... Vamos começar com a pronuncia:
- O H é o nosso RR ou o R no começo da palavra (Rato, Torre, Rapido, Enterrão)
-O R é tipo o nosso R normal, mas eles fazem na minha região com a garganta, e eu achei que eu tava fazendo certo até eu descobrir que eles fazem com uma parte de baixo garganta (WTF? Eu não tenho essa parte da garganta!!!)... De qualquer forma... Eu to fazendo as vezes o nosso R, as vezes o som de uma pipoca saido da garganta (mas não discretamente, como se ela fosse puchada rapidamente pelo musculo que é perto do pendulo da boa) .... Perdi o diu da meada...
-o G tem o som mais bizarro da historia das linguas!!! pega uma cola superbonder e cola um pedaço de papel no final do seu palato... Deixe secar e depois tente tirar só com o ar! Você vai fazer o som do G Holandes, só que um pouco mais fraquinho!!! Vocês não tem noção o quão estranho é ver uma patricinha fazer um grunido que se acemelha a um dinossauro com uma tromba cossando a garganta, serio, o som é bizarro!!
-O I e o J tem som do nosso I, mas quando juntos assim: "ij" tem som de "éi" misturado com "ai", mas agora que ja peguei a manha e to de boa!!

Mas como o Holandes conjulga o verbo (diferente da lingua vagabunda viking), eu to conseguindo falar, mas ainda ta meio travado... Ou talvez seja a minha falta de amigos, depressão de pia de prédio em cidade pequena, e outras cositas mas que me fazem pensar que o meu Holandes é ruim... Mas bom mesmo aqui é a:


Comida: Aqui eu nem como muita batata, é que eles tem pratos complicados (paellea, Taki, e outras coisas) de formas mais simples e preparaveis mesmo por um cachorro retardado!!! Credo, não... Preparaveis mesmo por um ser humano que não tem a mesma capacidade que os demais....
Cada dia eu como comida de um lugar do mundo... Ja foi Italia, França, Turquia, Thailandia, China e Japão... A holanda só apareçe quando tem batata... dai eles tem mil maneiras de preparar a batata:

-Com cenoura e cebola (hotspot)
-Com colve de bruxelas
-Com berinjela
-com bacon
-com qualquer vejetal (stamspot)
- e por ai vai...

Mas eu não como muita batata e a minha mãe cosinha divinamente... ja o almoço e o café da manhã é pão com muitas coisas diferentes!!! Temos pasta de amendoin (pindakaas) como o gabriel, mas a coisa mais comum de colocar no pão é Raghoslag ou algo assim, que nada mais é do que granulado!!! Isso mesmo, eles coloca granulado no pão... Passa bastante manteiga pro chocolate grudar e depois joga em cima!!!

Eu não gosto de comer o granulado na forma de granulado porque me sinto estranho... então ai vai as fotos do meu café da manhã!!!












Mas alem disso e da pasta de amendoim no pão, também comemos queijo no pão!! Aqui temos dois tipos de queijo, os queijos novos (jongen kaas) que são tipo mussarela ou minas e esse queijos mais derretiveis e sem muito sabor; enquanto os queijos antigos (oude kaas) tem MUITO mais sabor... A minha familia é fã dos  queijos antigos, e agente como um queijo chamado oude amsterdam que é muito bom!!! Vcs não tem noção como os queijos aqui são saborosos, é simplismente uma delicia!!!
Além dos queijos, eles também comom muita nutela (Que eu nem me animei pra provar), mas eu como uma pasta de chocolate branco que tem realmente gosto de chocolate branco e é uma delicia!!! (Carolina Graton, se vc estiver lendo isso, sei que vai me entender!!) 
Fora isso, ainda tem pimenta com cream cheese; e Speculous, que é uma bolachinha deliciosa... só que pastosa... então vc pode colocar no pão!! é como se fosse um milagre enviado dos céus : bolacha em pasta!!! É muito bom!!

--

Ah e uma coisa engraçada (estranha) é que eles comem muito pão integral!!! Tipo, até agora eu  só comi pão  branco com sardinha crua (que é outro prato tipico da holanda), que é uma delicia, serio, ela até cura tristesa de tão boa!

Nesse tempo que eu fiquei sem postar eu também tirei umas fotos da minha cidade e do campo de milho sem milho... Graças a deus e recebi inspiração da Sarah a tempo de ir na loca dentro do milharal :D








 Essa é a igreja da minha cidade, a mais bonitinha, a outra tem um cemiterio mais legal, só que é mais podrinha!



Essa é a casa dos meus visinhos que falam portugues porque ja moraram no Brasil!!! eles são super simpaticos, e viveram varios anos no Sudão, um dos paises mais misteriosos do mundo....



Essa é uma casa, que foi a muito tempo atraz a escola do meu pai!




 Mas pulando o melo-drama da falta de amigos na escola, vamos falar da parte boa!!! Eu notei que tem muita gente falando "então athos, vc não tem nenhum a migo né?" E isso é verdade, mas só na escola... E tenho amigos intercmbistas... O unico problema é que eles não moram perto da minha cidade e assim só podemos nos ver nos finais de semana, mas eu tenho visto eles bastante nas orientações nacionais e regionais, e nas coisas que agente combina sem a AFS! Por isso eu resolvi postar a foto minha com a Joana (de Portugal) e dizer que eu tenho amigos aqui e eu falo com eles bastante (torrando o dinheiro em mensagem de celular)!!! A Joana veio me visitar na minha casa e ela me ajudou a compor a musica que eu to compondo (porque ela toca Cello, violão (mas classico, não essa picaretagem de aprender com a internet) e canta bem pra caralho).... E deu até tempo de fazer um bolo juntos....



Falando em bolo, isso leva ao proximo assunto que é:

Comidas que eu to fazendo: Eu acabei notando que eu não sabia fazer quase nada (só pipoca de microondas, e eu sempre preciso ler as instruções) pra comer, então eu decidi aproveitar o intercambio pra aprender a produzir o qe comer e primeiro eu começei ajudando a minha mãe na cozinha (o que me faz não precisar lavar a louça) e depois eu fiz algumas coisas sozinho:

1 Panqueca: Level 1: Não tinha farinha integral então não ficou tipo a da mamãe, mas mesmo assim ficou bom; alem do que aqui eles fazem a panqueca adicionando agua em um pó ronto então foi legal fazer algo da maneira "verdadeira"!
2Pão-de-queijo: Level 3"Só intercambista sabe o gosto do pão de queijo!" Essa foi uma das verdades da biblia que foram queimadas com a manipulação da igreja e com toda a merda que deu n idade media... o que importa é que eu tava com tanta vontade de cme pão de queijo que eu pedi pra Ivana a receita dela e ela prontamente acionou o exercito de amigas dela! Resultado: em 1 semana eu tinha 15 receitas diferentes de pão de queijo, e uma delas era sem polvilho!!! Então esse foi o primeiro prato foda e original que eu fiz!!! Dai  o pão de queijo não ficou tão bom quanto o de polvilho mas deu pra mata a saudade (eu fiz em formato de pão porque eu levei pra um evento da AFS) :



3 Bolo de chocolate: Eu tava conversando com uma amiga minha alemã que adora chocolate e ela me passou uma recita de um bolo de chocolate, e eu quaze caguei na hora de fazer!!! Mas a Joana colocou agua na receita e no final ficou muito gostoso:


4 Strogonoff: level 6 Eu tinha que fazer o meu primeiro arroz, e achar os ingredients em holandes, foi bem intenso, mas no fim ficou bem gostoso e a minha mãe gostou bastante:







Também ganhei de aniversario da minha familia aulas de sky free (pra quem não lembra, que eu acho que eu ja publiquei isso no video), ai vão algumas fotos e um video que não sou eu, mas é pra vcs verem como que eu fico na aula:






























Berlim:

Eu viajei pra berlim no ultimo final de semana e foi mócool, mas eu só vou contar no proximo post, mas ai vai algumas fotos:







Curiosidades:

Aqui eles tem uma colve-flor meio estranha... Mas tem o mesmo gosto que a outra:












Resumindo... A minha vida aqui ta bem boa, a pezar dos problemas eu to em um momento bem feliz!!!!

E eu queria desejar tudo de bom pra Clara!!

E se eu esquecer de alguma coisa ou vcs quizerem saber é só perguntar.... tipo sobre a minha oportunidade de entrar no time de basquete de arnhem..ou sobre a cervejas em berlim.... ou do concurso de musica...

Comentem e eu respondo, mas comentem...

Doei


8 comentários:

Ingrid disse...

AI ATHOOOOOS! Que coisa mais legal do mundo que tá sendo seu intercâmbio! Continue aproveitando, morro de saudade de você! Beeeeijo <3

Anônimo disse...

OI ATHOS,que bom que voceis estao viajando e conhecendo novas culturas,essa e a vantagem da Europa,tudo e perto,que e a desvantagem da Clara que so vai conhecer cidades dentro do Canada{apesar que ela vai ate Nova York}.Quanto aos amigos:pelo o que eu tenho acompanhado voce o Gabriel e a Clara;fazer amigos esta sendo dificil para os tres,os tres tem amigos intercambistas,isso significa que povo que nem brasileiro nao existe,ponto final,ne!!!
O que eu queria te perguntar,e se vc sabe o nome daquela praca que voceis estao todos juntos com as bandeiras dos paises de cada um,que tem um monumento atras,{tipo;Arco do Triunfo de Paris} .obrigada Athos,pelo carinho e pela forca que vc tem dado pra Clara.bjs.felicidades...Quero ver as fotos,logo,hahahaha.

Anônimo disse...

Desculpe,o comentario anterior,quem escreveu foi a mae da Clara,a Sueli.......

Isabela disse...

Oi athos adoreio o post hehe que estranho esse pão com chocolate... faça um post logo sobre Berlim que eu quero saber como foi!!

Só queria pedir pra você virar as fotos que são na vertical pra ficar mais fácil de ver (:

Bjs da sua prima mais linda!

Angel Mar disse...

Esse foi o seu melhor post, filho.

Agora vc está separando por item que fica melhor.
Está tão bom que parece um roteiro cultural para turista.

PapaiGel

Anônimo disse...

Vou responder em ordem de quem comentou:

Ingrid... Tenho muito pra te contar!!! Também to morrendo de saudades!!!

Sueli: Vc não precisa agradecer por eu apoiar a clara (mesmo que eu aceite os seus comprimentos), ela é muito amiga minha, e eu estarei la por ela na alegria e na tristesa, e sei que ela estara la por mim quando eu precisar!! A respeito da sua pergunta eu tenho quase certeza que é o portão de Brandenburgo!!! Muito bonito la!!! Um lugar incrivel!!!
Um abraço e tudo de bom!!!

Isabela: Ja virei as fotos de Berlim... e vou postar logo!!!! To com saudades!!!

Papai: Viu só, até a gramatica deu uma melhorada!!! é por causa da concorrencia!!! O Gabriel e a Clara escrevem muit bem e me obrigam a keep up com eles!!! Logo eu viro profissa!!!
Um abraço!

Athos

João disse...

tá ficando massa o blog athos, continua com isso que vai ser muito bom depois pra relembrar do intercâmbio. eu to fazendo tipo um diário pra mim. quanto a família tenho uma coisa pra dizer. meu irmão mais novo é a mesma coisa. tá começando a encher o saco, sabes. até acho que pode ser brincadeira dele, e como ele se comporta, mas depois de um tempo fico chato. o guri fala que brasil é cheio de gente burra que come banana, me "zoa" por qualquer coisa, e não coopera muito com nada. agora mesmo ele riu da minha mãe porque ela agradeceu eles ?! sei lá, chato pra caralho aseoiupesa. mas dai vi que seu irmão também não é muito legal e já to ligando menos.
abração ae galo! :D

cintiagraton disse...

Oi Athos!!
Adorei o seu post, a Carol vai gostar do pão com chocolate branco...
o chocolate daí deve ser uma delícia!

O que eu mais gostei foi da couve-flor. Entendi porque as árvores são daquele jeito, elas parecem um pinheiro, típico do clima frio. A couve -flor daqui é tipo uma árvore tropical.

Depois tenho que te contar do Enem, fiz no fim de semana passado!

Quando precisar de consultoria culinária pode pedir que te ajudo.

Beijo,
Cintia.

Postar um comentário